sexta-feira, 4 de março de 2005

Steven Spielberg produz filme inspirado na obra "War of the Worlds" de H. G. Wells


No próximo dia 29 de junho de 2005, chega aos Estados Unidos e a França, o novo longa-metragem de ficção-científica dirigido por Steven Spielberg. Trata-se do filme Guerra dos Mundos — War of the Worlds — produzido pela Paramount Pictures e inspirado na obra de Herbert George Wells sobre a invasão marciana ao planeta Terra. A adaptação mostrará uma extraordinária batalha pelo futuro da humanidade vista pelos olhos de uma família americana que luta pela sobrevivência.
(...)
Em 1897, Wells foi considerado o pai da ficção-científica moderna, sendo “A Guerra dos Mundos” sua obra mais importante. Em seu livro, utilizou muitos artifícios para criar um efeito realístico, considerado na época da publicação, uma obra perigosa e que podia criar fobias em seus leitores — muitos acreditaram em uma possível invasão de Marte. No romance de ficção-científica o autor expõe, ainda, a crueldade do colonialismo.
Os marcianos de Wells retratam a alienação do colonialista europeu. Alguns críticos afirmam que o trabalho teoriza uma visão racista das pessoas que moram em países colonizados. Na época, o romance foi o primeiro a descrever os UFOs com identidades próprias, inteligentes e totalmente não-humanos. Em 1953, foi feita uma adaptação para o cinema e depois uma série de TV.

Site oficial: http://www.waroftheworlds.com



Sem comentários: