domingo, 22 de junho de 2008

As sete leis espirituais do sucesso


1ª Lei da Potencialidade Pura

As respostas para concretizar qualquer coisa na vida encontram-se no nosso interior. Aquietar a mente e ouvir a voz do silêncio é a melhor maneira de as descobrir. O que pode fazer para entrar em contato com essa primeira Lei: Duas vezes por dia, ficar em silêncio e apenas ser. Comece o dia dizendo: “Hoje não julgarei nada nem ninguém”. Não criticar significa manter livre a comunicação com a sua consciência maior. Observe a inteligência da natureza. Sentir o perfume de uma flor, abraçar uma árvore ou assistir ao pôr-do-sol pode ajudar a entrar em contato com todas as coisas vivas. As acções descritas acima geram nas células a memória que traz desejo de as repeti dia após dia. Assim o hábito tende a se introduzir espontaneamente. Deepak Chopra explica: ”A quietude por si só é o potencial da criatividade. O movimento por si só é sua expressão”.


2ª Lei da Doação

Tudo flui de maneira contínua no Universo, por isso acredite: ar e receber são atitudes exemplares para quem quer garantir a magia das trocas em uma vida abundante.O que pode fazer para entrar em contacto com a segunda Lei: diariamente, procurar dar presentes a quem encontrar e ver a energia a fluir livre, leve e solta entre os dois pontos. Não importa o quê, mas sim a intenção. Pode ser uma palavra; uma oração; uma flor; um sorriso. Com isso, incentivará a circulação de energia, trazendo abundância e riquezas para si e para o outro. Esteja sempre aberto para receber algo que lhe deixe feliz; presentes, dinheiro, cumprimentos, orações. agradeça as belezas que a natureza lhe proporciona, como a luz solar; as flores; o barulho do mar; o canto dos pássaros. Ao dar e receber, faça circular as riquezas materiais e imateriais na sua vida. Em silêncio, deseje sempre a felicidade e alegria a quem encontrar. Quer alegria? Dê alegria. Quer amor? Dê amor. Procura atenção? Dê atenção. “A mera idéia de dar, de abençoar, de oferecer uma simples oração tem o poder de afectar a vida dos outros”, escreve Chopra.


3ª Lei do Carma e da Causa e Efeito

Quem semeia vento colhe tempestade. Quem semeia felicidade colhe alegria. Ao escolher um ou outro caminho, você cria o futuro, que começa aqui e agora. Coloque em acção o princípio do carma, ou da causa e efeito, com os seguintes passos: Observe as escolhas que faz e tenha noção delas. Diariamente e a todo momento, leve em conta que preparar para o futuro significa se conscientizar do presente. Procure responder sempre às duas perguntas: “Quais serão as consequências desta opção?” e “Essa escolha trará satisfação e felicidade para mim e aos outros afectados por ela? ”Oriente-se pelas mensagens manifestadas pelo seu corpo, principalmente o coração. Sensações de conforto indicam a direcção correcta. Para Chopra, mesmo atitudes impensadas influenciam a energia ao nosso redor e, por extensão, o futuro.


4ª Lei do Mínimo Esforço

A natureza transcorre como deve ser. Aí reside a sua sabedoria. Aceitar os momentos que a vida trás, mesmo os difíceis, é o caminho para transformá-los em benefícios. Coloque em acção o princípio do mínimo esforço com os seguintes passos: Aceite o presente como deve ser, dizendo diariamente: “Hoje aceitarei as pessoas, situações circunstâncias e factos como eles se manifestarem”. E também: “Minha aceitação será total e completa. Verei as coisas como são no momento em que ocorrerem e não como eu gostaria que fossem”. Assuma a responsabilidade por determinado problema, sem culpar algo ou alguém, procure se conscientizar das oportunidades para transformá-lo em benefício. Baixe a guarda. Procure flexibilizar os seus pontos de vista, permanecendo aberto aos dos outros, mas sem se prender a nenhum. Para Chopra, transpor tal conceito para um cotidiano repleto de embates parece uma tarefa complicada. Mas, tendo como referência nosso o interior e o nosso espírito, a adopção de três posturas-chave pode canalizar a energia e auxiliar a travessia por qualquer dificuldade.


5ª Lei da Intenção e do Desejo

Quando queremos alguma coisa, não é preciso despender uma força enorme para chegar lá. Ao semearmos com atenção o desejo no Universo, ele se concretiza - mas no tempo certo. Aplique a intenção e o desejo na sua vida com os seguintes passos: Faça uma lista dos seus desejos e carregue-a para onde for. Leia-a antes de meditar e dormir, além de quando acordar. Solte os desejos no ventre da criação e confie verdadeiramente na idéia de que serão concretizados. Conscientize-se do momento presente em todas as suas acções e não permita que eventuais obstáculos consumam essa atenção. Com o exercício de aceitar o presente como ele é, o futuro se manifestará como você espera. Para Chopra, tudo tem razão de ser. Desse modo, somos capazes até de transformar em oportunidade os eventuais e verdadeiros obstáculos (não imaginários, que costumam ser a maioria). “Então sereno e inabalável, você segue comprometido com os seus sonhos”. Sempre confiante de que quando tiver que ser, será.


6ª Lei do Distanciamento

Longe de velhos condicionamentos, vale a pena abrir a alma para a sabedoria do desconhecido e da incerteza. Essa é a formula mágica para aceder à mente criativa do Universo. Aplique o distanciamento na sua vida com os seguintes passos: Dê-se a liberdade de ser o que é. Evite impor-se e forçar soluções para problemas - o que pode criar novos. Exercite o distanciamento. Transforme a incerteza em ingrediente da existência. As soluções tenderão a surgir de maneira espontânea. Parece paradoxal, mas, quanto mais incerto for o caminho, mais seguro você deverá se sentir. Lembre-se de que esse é o caminho da liberdade. Perceba a infinidade de escolhas da vida que a transforma numa aventura divertida, mágica e misteriosa. Segundo Chopra, para conseguir qualquer coisa na natureza, é preciso desistir do apego. “Não descartar o desejo, mas apenas desistir do apego ao resultado”. No dia-a-dia, esse “apenas” pode dar trabalho porque, vira e mexe, nos flagramos querendo mostrar o nosso poder ou encontrar a aprovação dos outros. Pois saiba que se distanciar é uma atitude muito poderosa. Mesclar este ensinamento com o anterior (a lei da intenção e do desejo) forma o caminho para obter tudo que se deseja.


7ª Lei do Darma ou do Propósito de Vida

Todos têm um talento. E, quando esse dom beneficia os outros, chega-se à exultação do espírito - que é o objectivo supremo na vida. Aplique o darma na sua vida com os seguintes passos: Nutra a divindade que existe em sí, prestando atenção ao que anima o seu corpo e sua mente. Faça uma lista de seus talentos únicos. Depois, produza outra relação das coisas que adora fazer quando expressa esses talentos. Diga então: “Eu os expresso e os ponho ao serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio a abundância na minha vida e na dos outros”. Pergunte-se diariamente: “Como posso servir?” e “como posso ajudar?”. As respostas permitirão ajudar seus semelhantes com amor. Para Chopra, assumimos uma forma física para cumprir um intento particular nesta existência. Isso quer dizer que cada um de nós apresenta um talento e uma maneira singular de expressá-lo - algo que nós podemos fazer melhor que todo a gente. Dessa forma, trabalharemos com amor, sem perceber o passar das horas. “É como tecer roupas com fios que vêm do coração”, ensina o poeta Kalil Gilbran. Já parou um pouquinho para pensar nisso? Afinal, existe sempre tempo para revolucionar a vida.



Segundo o autor Deepak Chopra.

2 comentários:

António Rosa disse...

João,

Boas leituras.

Abraço.

Natural disse...

:)