quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Lei do Sete na Vida Humana

Durante o curso da existência diferentes tipos de energia fluem pelo organismo. Cada tipo de energia tem seu próprio circuito e finalidade específica, manifestando- se no tempo certo. Exemplifiquemos, para melhor compreensão: aos dois meses de concepção temos a digestão (um determinado tipo de energia faz com que, no feto, se forma a função digestiva); por volta dos 4 meses aparece o movimento; aos 10 meses manifesta-se o crescimetno com o metabolismo e os tecidos conjuntivos; entre os 2 e 3 anos fecha-se a fontanela, quando termina a formação do sistema cérebro-espinhal; durante os 7 primeiros anos de vida forma-se a personalidade, período em que a gente aprende a falar, andar, classificar objetos, etc..

Os primeiros 7 anos da vida são regidos, conduzidos ou influenciados pela Lua. Ou melhor: pelo Primeiro Logos, Gabriel, o Regente das concepções, partos e da vida doméstica. Gabriel, a Lua, é a criança cheia de beleza e inocência que alegra e faz a felicidade dos lares normais e saudáveis no mundo inteiro.Dos 7 aos 14 anos a vida humana se processa sob as influências de Mercúrio, o irrequieto mensageiro dos Deuses. Sabem todos os astrólogos que Mercúrio está ligado à inteligência e, os nascidos sob sua influência, possuem brilhante intelecto, resultando em excelentes professores, oradores, cientistas e comunicadores. Essa é a fase das primeiras letras, quando se aprende a ler e a escrever. Também é um tempo de folguedos, brincadeiras pois Mercúrio agita, impulsiona, inquieta. Nessa fase a criança já não pode ficar trancada em casa; ela deve sair, brincar, jogar, divertir-se sadiamente, equilibrando essas atividades com o estudo.


Encerrada a fase mercuriana vem a influência de Vênus. Nesse período homens e mulheres começam a sentir as inquietudes sexuais. É nessa fase que os hormônios sexuais invadem todo o organismo, definindo a forma masculina e feminina, mudando a voz no homem, alargando seus ombros e fazendo nascer a barba e os pelos; na mulher, seu corpo adquire formas torneadas, com o arredondamento dos quadris, o surgimento da ovulação e dos seios. A força de Vênus, nessa fase, impulsiona e arrasta os jovens ao namoro, aos primeiros beijos e carícias. Bem verdade que, hoje, por diversos motivos, a sexualidade humana tornou-se precoce, antinatural. Muitos, ao final dessa fase, se casam, não resistindo aos encantos e seduções venusianas. A Idade de Vênus compreende dos 14 aos 21 anos.Dos 21 aos 42 anos acontece o período solar. É quando o homem e a mulher conquistam seu lugar ao sol. É nesse periodo que se define, claramente, nossa vocação; é quando conquistamos nosso lugar na sociedade; é quando definimos nossa maneira de ser e formamos nosso lar, dando continuidade à espécie.


Dentro do período solar há várias fases: aos 28 anos o homem está plenamente maduro; teve suas experiências de vida que o qualificam para desafiar o mundo. Nessa fase, praticamente, encerrou o período impulsivo. Dos 28 aos 35 anos vem a consolidação material daquilo que se plantou dos 21 aos 28. É aos 35 anos que o homem (a mulher um pouco antes) entra em sua melhor fase, psíquica e sexual. Aqui começa o tempo onde o sexo pode se manifestar em sua forma transcendental de emoção criadora. Nas antigas Escolas de Mistério muito dificilmente um homem recebia de seu mestre o segredo supremo da sexualidade humana antes dos 35 (no caso das mulheres, depois dos 28).Dos 42 aos 49 o homem se transforma num guerreiro. É quando Marte entra em nossa existência para consolidar todas as conquistas da vida.


Inconscientemente as massas captam a força marciana que caracteriza essa idade. Alguns dizem que essa é a idade do lobo, tendo o homem já aprendido tudo que precisava da vida. Também falam de uma 'menopausa masculina', sendo que a da mulher é um pouco mais tardia. É verdade que o homem acumulou suas principais experiências, brotadas de empresas bem ou mal sucedidas. Se ele teve a dita de conhecer os mistérios do sexo desde a juventude, esta é a época da auto-realizaçã o, pois Marte lhe dá a força que necessita para as maiores iniciativas, por mais temerárias e ousadas que pareçam. A força marciana é o derradeiro impulso que a natureza dá ao homem para solidificar sua posição na sociedade, na família, em seus empreendimentos sociais e possibilitar chegar à velhice de modo tranqüilo, sem preocupações materiais.Dos 49 aos 56 vem a coroação.


Quem nos entrega a coroa é JÚpiter, o Pai dos Deuses. Ele nos dá o cetro real ou a bengala do mendigo. Se entramos na Senda da Iniciação, lutando pela nossa auto-realizaçã o, Júpiter nos dará o bastão dos Patriarcas; do contrário, colheremos doenças e misérias. Por fim, chegamos à velhice, à senilidade. É a partir dos 56 anos e até os 63 que Saturno, o Senhor da Foice, personificando o Tempo e o Karma, entra em nossa existência. Na mitologia grega, Saturno é Cronos, o Deus do Tempo, como a indicar que, quando o ancião celeste surge na abóboda da nossa existência, a colheita está próxima, o tempo chegou.


A partir dos 63 anos, duas coisas acontecem: as pessoas comuns e correntes passam a repetir os ciclos da Lua, Mercúrio, Vênus, etc., antes de falecerem. É bastante comum observarmos certas pessoas de idade que passam a se comportar novamente como crianças. Se resistem ao tempo, surgem nelas certos impulsos mercurianos e até mesmo um novo namoro ou um novo casamento. Nada contra os velhos e as pessoas que se casam novamente. Não estamos aqui fazendo crítica de nada e de ninguém. Estamos apenas comentando um fato que se processa dentro das influências planetárias que pouca gente conhece.


Já aos que trabalharam na Senda em favor de sua auto-realizaçã o Íntima, os ciclos de 7 anos prosseguem de outra forma: dos 63 aos 70 a existência humana adentra o círculo de influências de Urano, as quais só os Iniciados captam; dos 70 aos 77 segue o ciclo de Netuno, exclusivo para os Hierofantes e, dos 77 aos 84, o ciclo de Plutão, para os Mahatmas. Além desses estão os ciclos Logóicos e Crísticos.

1 comentário:

Onda Encantada disse...

Querido João,

Bom artigo!

Vou reler isto com calma.

Abraço de saudades

Onda Encantada